segunda-feira, 28 de março de 2011

Instituto Brasileiro de Direito de Família é admitido como amicus curiae em ações no Supremo

Fonte: IBDFAM
Data: 28/03/2011


O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) vai participar como terceiro interveniente em duas ações de controle de constitucionalidade, a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132 e Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 4277, que deverão ser julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias. As ações visam o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Com o objetivo de auxiliar os ministros no julgamento e atuando como amicus curiae, ou amigos da corte, o IBDFAM forneceu, por meio de manifestação, informações relativas ao tema, como por exemplo, decisões de diversos tribunais brasileiros que já reconheceram a união estável homoafetiva. Segundo Ronner Botelho, assessor jurídico do IBDFAM, essa participação do Instituto vai pluralizar o debate, democratizando o processo judiciário.

Por se tratar de assuntos semelhantes, as ações serão julgadas simultaneamente conforme prevêem o Código de Processo Civil e o Regimento Interno do STF.

Extraído do site www.editoramagister.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário