quinta-feira, 22 de julho de 2010

Símbolos da mediação


"... segundo as lendas greco romanas, é somente quando nasce Eros (Cupido), o deus do amor que o Universo se organiza, saindo do caos. Todavia o Amor precisa ser cultivado e correspondido para desenvolver-se. Caso contrário, surgem mágoas, os ressentimentos, os ciúmes, as traições, entre outros sentimentos que afastam as pessoas e geram os conflitos.

O que significa sair do estado caótico em termos de mediação? Seria a capacidade de entendimento do conflito que provoca a desordem emocional, propondo uma nova ordem que possibilite melhores condições de manejo, sob uma perspectiva objetiva e prática, na qual a disputa possa ser gerida, embora nem sempre resolvida.

Ainda utilizando a metáfora das lendas greco-romanas, é Hermes (Mercúrio), o deus da Mudança, que propicia a passagem de um estado a outro. Ele simboliza a habilidade que deverá ter o mediador, utilizando o dom da permuta e da comunicação nas negociações entre as partes em conflito. Assim, os deuses do Amor e da Mudança podem ser olhados como símbolos da Mediação."

(MARODIN, Marilene; BREITMAN, Stella. A prática moderna da mediação: a integração entre a psicologia e o direito. IN: Aspectos Psicológicos na Prática Jurídica, Millennium, 2002.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário