sábado, 15 de janeiro de 2011

Corte Costituzionale Italiana

Grupo de professores e alunos da Estácio de Sá, da La Sapienza, de Chieti-Pescara e Eu!!



Cadeira ocupada pelo Presidente da Corte Costituzionale

Sala na qual ocorrem as sessões da Corte Costituzionale

Carissimos!

Ontem o dia foi muito interessante. Conheci a Corte Costituzionale Italiana que está localizada no Quirinalle, ao lado do palácio da presidência.

No dia seguinte a mais uma derrota jurídica do Berlusconi, na esteira da ressaca gerada pela decisão, fomos a Corte que a prolatou para conhecer. Como disse anteriormente, fui integrando uma comitiva de 15 professores e alunos da Estácio de Sá que havia anteriormente planejado a visita.

Essa visita teve como mentores e foi organizada por dois brasileiros que vivm em Roma e fazem por aqui e em Potugal seus doutorados: o Marcelo e sua esposa Patrícia.

Fomos guiados por assessoras que nos explicaram a data de construção do palácio bem como as principais reformas e reestruturações pelas quais ele passou. Além disso nos conduziram pela sala onde permencem os advogados esperando por suas sessões, a sala na qual as sessões ocorrem e ainda outra de deliberação dos juízes (15 ao todo).

Depois sentamos para falar sobre a competência da Corte Costituzionale, falamos sobre controle difuso e controle concentrado de constitucionalidade, enfim... uma aula que durou em torno de duas horas.

À tarde nosso compromisso foi na Univesità de La Sapienza onde fomos recebidos pelos professores Francesco Bilancia e Gaetano Azzariti. Assistimos as palestras desses professores e de uma professora brasileira: Renata Braga. Por fim, encerramos o dia confraternizando com um jantar em Trastevere, na Pizzaria Margherita.

Foi muito interessante esse encontro interinstitucional no qual além de encontrar professores italianos e ouvi-los também conheci professores brasileiros e pude fazer contato com os mesmos, trocando experiências e impressões sobre Roma e sobre as universidades brasileiras e italianas.

Na segunda-feira o ciclo de palestras continua, dessa vez na Università Degli Studi di Roma Tre com os professores Eligio Resta e Ferrajoli. As expectativas são grande!

Abraços e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário