terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pesquisa na Fondazione Basso

Olá!

Hoje eu, a Ana e a Helena fomos pesquisar e xerocar material na Fondazione Basso. Trata-se de uma biblioteca com mais de 100 mil exemplares de livros e com uma centena de revistas publicadas trimestral, semestral ou anualmente. As revistas versam todas sobre sociologia, política ou filosofia.

O acervo da biblioteca foi todo doado por Lélio Basso e por sua esposa. O casal era apaixonado por sociologia o que se reflete no viés essencialmente sociológico não só dos livros como das revistas e publicações encaminhadas pela fundação. Eu já tinha estado na biblioteca nas outras vezes que vim a Roma. Em janeiro desse ano tb fui até lá algumas vezes, mas as meninas não conheciam. É uma biblioteca pequena mas muito agradável, come espaço de pesquisa e para xerox.

Fomos muito bem recebidas e quando o bibliotecário percebeu que éramos brasileiras e mais, alunas do Prof. Eligio, não nos cobrou todas as cópias que fizemos. Além disso fomos ao Istituto Luigi Sturzo procurando por uma revista cujos textos são bárbaros e trabalham direito, literatura e violência (tudo de bom!!!!). Não foi possível comprar a revista e nem mesmo fotocopiá-la porque a bilbiotecária nos deu um exemplar. Ficamos muito felizes! Os italianos têm sido muito gentis conosco!

Amanhã eu ficarei em casa "digerindo" o material que consegui pegar, na quinta e sexta-feira vamos a Roma Tre para os seminários. Na próxima semana a idéia é ir a outras bibliotecas e continuar a pesquisa

um beijo a todos

Um comentário:

  1. Fabiana e meninas,

    O trabalho/pesquisa de vocês, em especial a dedicação ao conhecimento nos emociona e, em especial, homenageia o acadêmico brasileiro. O texto "Comunnitas" está brilhante.
    Estou muito orgulhoso de fazer parte, pequena, desse mundo.

    Prossigam com energia e sucesso!

    Beijos.

    ResponderExcluir