quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vicenza, Cologna Vêneta e Siena

O Teatro Olímpico de Vicenza


O relógio Medieval de Cologna Vêneta


A Comuna de Cologna Vêneta


Maria Marion e eu


Duomo de Cologna Vêneta


Duomo de Siena


olá!

Ontem o dia foi emocionante!!!

Depois do café da manhã fomos conhecer Vicenza, local onde eu pensei que havia nascido meu bisavô Pietro Marion. Em Vicenza tivemos uma grata surpresa ao ver o Teatro Olípico, obra de Andrea Palladio. Está conservadíssimo, ainda abriga espetáculos e os cenários (representando a cidade de Tebas) são de tirar o fôlego!! pena que não deu para fotografar o interior pois não é permitido!

Em Vicenza fiquei sabendo que o local onde nasceu meu avô é hoje uma comuna e pertence a Verona. Resolvermos ir até lá para conhecer. Voltamos alguns quilômetros e entramos em Cologna Vêneta. A emoção foi incrível! É um lugar muito bonito e charmoso. Estava deserto na hora que chegamos pois as pessoas ali têm o costume de fazer a sesta entre as 12:30 e as 15:30. Parecia um povoado vazio. Encontrei um funcionário da Prefeitura que estava indo almoçar em casa e pedi informações. Ele nos indicou um restaurante bem caseiro (um dos 4 que existem na cidade) com comida deliciosa. Esse senhor também me disse que a única descendente da família Marion da cidade que ainda está viva tem 90 anos, é solteira e mora numa casa de repouso. Essa senhora se chama "Maria Marion" e é conhecida como "Maestra Marion" porque foi professora das séries iniciais por 40 anos.

Caminhei pela cidade e comprei "mandorlato" que é o doce típico da região. Em todos os lugares onde fui me receberam muito bem e todos se recordam da família Marion e principalmente da "Maestra".

Depois do almoço fui a casa de repouso e conheci a última descendente de uma braço da família (o italiano) que aos poucos se dissolveu e se dizimou. Conversei com a "tia Maria" por algum tempo. Ela me contou sobre seu pai e irmãos e disse não recordar do meu bisavô que veio para o Brasil antes dela nascer. Também me disse que ao todo, na Itália, restaram apenas 17 famílias marion (isso pude conferir na lista telefônica). Tia Maria está bem envelhecida mas teve lucidez suficiente para me contra da sua vida e sobre o orgulho de ser professora.

Saí de Cologna Vêneto feliz da vida e com um sonho realizado. De lá viemos para Siena.

Hoje choveu o dia todo, conhecemos Siena debaixo d'água. Compramos os presentes de natal. As crianças gostaram muito da igreja principal (Duomo) e da Piazza del campo onde acontecem as disputas de pálio todo ano. Caminhamos toda a cidade que é encantadora, almoçamos e retornamos ao hotel molhados e exaustos.

Amanhã vamos a Perugia.

bjs

Um comentário:

  1. Olá.

    É um pouco tarde para comentar aqui mas não custa tentar.
    Eu também sou Marion, me chamo Leones e vivo no RS. Creio que sejamos parentes, pois Pietro é o nome do avô do meu trisavô, Romeo Marion, que veio com seus pais Giovanni e Luigia para o Brasil em 1895, chegando no RJ, indo para MG e depois vindo em definitivo para o RS. O nome da sua bisavó por acaso era Maria Benatti? Como se chamava o seu avô?
    Esse post me deixou muito curioso. Agradeço sua atenção caso ainda veja este comentário.

    ResponderExcluir