sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preparando-se para o Exame de Ordem



Charge de Gerson Kauer - BD - 21.04.09

(Publicado no Espaço Vital no dia 17.02.12)


A região é a metropolitana de uma cidade grande do Sul. O curso é de Ciências Jurídicas e Sociais, de uma universidade conceituada. Primeira prova de Direito Civil do semestre, as cinco questões são, todas, do Direito das Obrigações.

Primeira pergunta: "o que é purgação da mora?"

Pelos livros e polígrafos, a docente esperava que a maioria dos alunos respondesse, aproximadamente, que purgação da mora é "ato pelo qual a parte, com o fim de evitar cominação de pena, alega e prova, em alguns casos, justa causa ou força maior, pedindo que seja admitida a praticar certo ato ou cumprir determinadas obrigações fora do prazo em que o deveria fazer".

Ou em termos mais simples, que alguém afirmasse que "purgar a mora é o mesmo que quitar uma dívida, deixando de ser inadimplente".

Ou, quem sabe, “tirar o atraso”, no sentido jurídico.

Um aluno relapso, mas irônico, respondeu: "quando uma pessoa passa do tempo certo de morrer e vai para o céu habitar junto a Jesus Cristo, Deus, aos santos e aos anjinhos, ela deve antes resolver a questão do inadimplemento de sua obrigação; aí talvez ela seja enviada ao purgatório para pagar a mora; daí tira-se a expressão purgação da mora”.

A docente não perdeu a oportunidade para qualificar a resposta de "legal" - acrescentando que, "em Teologia, o aluno tiraria nota 10". Mas em Direito das Obrigações, nessa questão, ele levou zero.

As outras quatro respostas foram no mesmo padrão. O estudante, no final, levou nota dois. E ficou com "obrigações" de estudar mais para a próxima prova...

Em público, a professora - sem revelar o nome do espirituoso - recomendou que "todos continuadamente devem se preparar para o Exame de Ordem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário